Publicação

26/10/2023em Direito Empresarial Direito Sistêmico
A relação intrínseca entre Liderança Positiva e Direito Sistêmico na promoção da felicidade no ambiente de trabalho

A liderança positiva e o direito sistêmico podem estar intrinsecamente relacionados, especialmente no que diz respeito à promoção da felicidade no ambiente de trabalho. A liderança positiva é um estilo de liderança que se concentra no desenvolvimento das qualidades positivas das pessoas, em vez de se concentrar em corrigir suas fraquezas. Isso pode resultar em um ambiente de trabalho mais positivo e feliz, no qual os funcionários se sentem valorizados e motivados.

O direito sistêmico, por sua vez, é uma abordagem que busca analisar os conflitos sob uma perspectiva mais ampla, considerando não apenas os indivíduos envolvidos, mas também os sistemas e as relações que os cercam. Isso pode significar uma abordagem mais colaborativa e inclusiva para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho, com possibilidade inclusive de identificar a origem do conflito.

Quando a liderança positiva e o direito sistêmico são combinados, pode-se criar um ambiente de trabalho mais feliz, saudável e produtivo. Os líderes que adotam uma abordagem positiva podem incentivar a colaboração, a criatividade e a inovação, enquanto os princípios do direito sistêmico podem ajudar a resolver conflitos de maneira mais justa e equilibrada.

Em suma, a liderança positiva e o direito sistêmico podem ser poderosas ferramentas para promover a felicidade no ambiente de trabalho, resultando em funcionários mais engajados, satisfeitos e produtivos.

Embora na Sociedade essa temática ainda pareça algo distante e até mesmo impossível, as recentes pesquisas revelam que o Brasil é um País com preocupantes indicadores sobre desenvolvimento de doenças mentais no ambiente laboral, citando como exemplo burnout, ansiedade e depressão. Portanto, investir na melhora do ambiente de trabalho gera reflexos em muitos aspectos, inclusive impactando na sustentabilidade do próprio negócio.